8.
Programa de Ajuda Humanitária Psicológica
Em 2008, o Estado de Santa Catarina foi atingido por fortes catástrofes naturais. Sensibilizada com o fato, a Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri desenvolveu o programa de assistência psicológica aos atingidos.
Nasceu então, o Programa de Ajuda Humanitária Psicológica (PAHP). Este programa recebeu apoio do Rotary Butantã-São Paulo e de profissionais da psicologia rotarianos ou não. Atualmente o PAHP conta com membros capacitados e atuantes por todo Brasil, realizando intervenções que tem como objetivo a prevenção de traumas psicológicos pós-catástrofes.
De 2008 até março de 2020, o PAHP, no presencial, assistiu 2.445 pessoas atingidas por catástrofes naturais e pelo homem, tendo já capacitado 1.059 profissionais em várias regiões do Brasil.
Com a chegada da Pandemia Covid-19, no modelo online, foram capacitadas em torno de 100 pessoas e assistidas 914 pessoas, por quase todo o Brasil.
O livro “Coragem, Resiliência e Esperança - Assistência Psicológica Humanitária Integrativa na Pandemia Covid-19” foi lançado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, no mês de Abril de 2024. São retratadas histórias, reflexões, intervenções, contribuições aos profissionais da área da saúde para o enfrentamento de futuras situações pandêmicas.